Agência France-Presse
postado em 27/02/2014 11:27
Londres - A chefe de governo alemã, Angela Merkel, se converteu nesta quinta-feira (27/2) na terceira dirigente de seu país a falar ante o parlamento britânico, onde disse que a União Europeia precisa de um Reino Unido forte. "Precisamos de um Reino Unido forte, com uma voz enérgica na União Europeia. Se tivermos isso, seremos capazes de fazer as mudanças para o benefício de todos", afirmou Merkel no momento mais importante de sua visita a Londres.
[SAIBAMAIS]Merkel se dirigiu às duas câmaras do parlamento, reunidas na Galeria Real do Palácio de Westminster. Deste modo, se soma a seu colega Willy Brandt e ao presidente Richard von Weizs;cker, que, em 1970 e 1986, respectivamente, tiveram a mesma honra. A chefe de governo reivindicou a ;europeidade; de Londres em um momento de crise entre Bruxelas e o governo britânico do conservador David Cameron, que quer reformas no bloco europeu e convocar um referendo em 2017 perguntando aos britânicos se querem continuar na UE.
Merkel disse que não foi a Londres expressar apoio ao projeto de reforma de Cameron, nem tampouco agradar a quem acha que "o resto da Europa não está preparado para manter o Reino Unido na UE a qualquer preço". Mas disse que os britânicos não precisam demonstrar sua vocação europeia. "Que teria sido da Europa se as pessoas de seu país não tivessem oposto resistência?", indagou, referindo-se às guerras mundiais contra a Alemanha. "A Grã-Bretanha não precisa demonstrar seu compromisso com a Europa", enfatizou.
A chanceler alemã almoçará com o premiê David Cameron, com quem dará uma coletiva de imprensa conjunta no início da tarde, e depois tomará chá com a rainha Elizabeth II.