Mundo

Washington adverte Rússia para provocações em crise ucraniana

"Esperamos que a Rússia seja transparente m relação a essas atividades e evite atos de provocação", disse o porta-voz do presidente Barack Obama, Jay Carney

Agência France-Presse
postado em 27/02/2014 16:55
A Casa Branca voltou a mandar nesta quinta-feira (27/2) uma advertência à Rússia e chamou de "provocação" a decisão do presidente russo, Vladimir Putin, de colocar suas tropas na fronteira com a Ucrânia em estado de alerta.

"Observamos atentamente as manobras militares da Rússia na fronteira ucraniana, anunciadas ontem", declarou o porta-voz do presidente Barack Obama, Jay Carney.



[SAIBAMAIS]"Esperamos que a Rússia seja transparente m relação a essas atividades e evite atos de provocação. Pedimos (às autoridades russas) que não adotem medidas que possam ser mal interpretadas ou levem a erros em um momento tão delicado", acrescentou Carney durante uma entrevista coletiva à imprensa na Casa Branca.

Consultado sobre a situação do presidente deposto Viktor Yanukovytch, que reapareceu nesta quinta em Moscou e disse se considerar "o chefe de Estado ucraniano legítimo", Carney afirmou que a Yanukovytch "renunciou as suas responsabilidades e comprometeu sua legitimidade" ao fugir de Kiev depois de assinar um acordo com a oposição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação