Mundo

Afeganistão: saída total dos EUA pode reforçar Al-Qaeda, teme militar

Os Estados Unidos planejam deixar cerca de 10 mil homens no Afeganistão depois da retirada da maioria de suas tropas ao término de 2014

Agência France-Presse
postado em 27/02/2014 17:11
A ameaça representada pela rede Al-Qaeda no noroeste do Paquistão se reduziu, mas uma retirada total do efetivo militar americano do Afeganistão poderá favorecer seu ressurgimento, advertiu nesta quinta-feira (27/2) o chefe das Forças Especiais americanas, almirante William McRaven.

"Se retirarmos todos nossos homens e, se não houver elementos das forças especiais no Afeganistão, então será mais difícil enfrentar as ameaças" na região, afirmou o almirante McRaven, durante audiência na Câmara de Representantes.


O risco de uma reaparição da Al-Qaeda é "inerente às zonas tribais (paquistanesas), ao norte do Afeganistão", ressaltou o chefe dos 66 mil soldados americanos das Forças Especiais presentes no terreno.

[SAIBAMAIS]Os Estados Unidos planejam deixar cerca de 10 mil homens no Afeganistão depois da retirada da maioria de suas tropas ao término de 2014. A decisão ainda depende do acordo a ser assinado com o governo afegão, que não autoriza até o momento a permanência dessa força.

O "centro" da Al-Qaeda se "enfraqueceu claramente", mas "a ameaça teve metástase" no Iêmen, Iraque, ou Síria, alertou Raven.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação