Mundo

Aliado de ex-primeira-ministra da Ucrânia vai liderar governo de transição

Primeiro-ministro do Governo de Unidade Nacional vai dirigir o país até as eleições presidenciais de 25 de maio

postado em 27/02/2014 20:50
O Parlamento da Ucrânia nomeou nesta quinta-feira (27/2) Arseni Yatseniuk, de 39 anos, primeiro-ministro do Governo de Unidade Nacional, que vai dirigir o país até as eleições presidenciais de 25 de maio. As eleições foram marcadas após o Parlamento ter destituído, há uma semana, o presidente Viktor Yanukovitch. Depois de escolhido, Yatseniuk disse que a Ucrânia "está à beira do colapso político e econômico", defendeu a integridade territorial do país e o fechamento de um acordo de associação com a União Europeia (UE).

Membro do partido Pátria, da ex-chefe de governo Yulia Timoshenko, Yatseniuk recebeu 371 votos, que vieram também do Udar, partido do ex-boxeador Vitali Klitschko, que não fará parte do Executivo.
Yatseniuk era o chefe do bloco parlamentar de Yulia, já presidiu a Câmara e foi ministro das Relações Exteriores. Ele teve apoio inclusive do Partido das Regiões, do presidente destituído, que fugiu da capital, Kiev, no fim de semana passada e hoje conseguiu asilo na Rússia.



O próprio Yatseniuk qualificou de "suicídio político" o trabalho do novo gabinete, tendo em vista a enorme crise enfrentada pelo país. Ele informou que o volume total de pagamentos pendentes chega atualmente a US$ 130 bilhões e que, há mais de um mês, as aposentadorias não estão sendo pagas integralmente. Segundo o novo chefe do governo ucraniano, as reservas de ouro do país foram saqueadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação