Mundo

Barack Obama recebe presidente da Autoridade Palestina em março

O presidente norte-americano pretende "examinar os progressos das negociações entre Israel e a Palestina"

postado em 28/02/2014 09:00
Os dois presidentes se reuniram e m 2013, em Assembleia Geral das Nações Unidas
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai receber o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, em 17 de março, com o objetivo de continuar as negociações de paz com Israel, anunciou a Casa Branca.

O encontro terá lugar duas semanas depois do encontro previsto entre Obama e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, também nos Estados Unidos, de acordo com informações divulgadas nessa quinta-feira (27/2) pelo Executivo norte-americano.

Com Mahmoud Abbas, Obama pretende ;examinar os progressos das negociações entre Israel e a Palestina". Os dois dirigentes discutirão ainda medidas destinadas a ;reforçar as instituições que podem apoiar o estabelecimento de um Estado palestino;.



Na quarta-feira (26/2), o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, defendeu que as negociações de paz diretas entre Israel e a Palestina, previstas para durar nove meses, deveriam prolongar-se além do prazo estabelecido para o fim de abril.

[SAIBAMAIS]Durante a última viagem ao Oriente Médio em janeiro, Kerry apresentou o projeto de um ;acordo-quadro;, que traçava as linhas gerais de uma regulação definitiva sobre o ;estatuto final;, que estabeleceria as fronteiras, os assentamentos, a segurança, o estatuto de Jerusalém e os refugiados palestinos.

Os dois lados permanecem reticentes em relação à proposta norte-americana. John Kerry encontrou-se na semana passada, em Paris, com Abbas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação