Mundo

Yanukovytch diz que se viu obrigado a sair da Ucrânia por ameaças

O presidente declarou que a região da Crimeia deve continuar fazendo parte da Ucrânia e prometeu voltar ao país quando tiver segurança garantida

Agência France-Presse
postado em 28/02/2014 10:47
Yanukovytch aparecendo em público pela primeira vez desde que foi deposto como presidente da Ucrânia
O presidente ucraniano destituído Viktor Yanukovytch afirmou nesta sexta-feira (28/2) que não foi derrubado e prometeu continuar lutando pelo futuro da Ucrânia, em uma coletiva de imprensa na cidade de Rostov del Don, sul da Rússia.

Yanukovytch declarou que se viu obrigado a sair da Ucrânia porque recebeu ameaças que colocavam sua vida em perigo e afirmou acreditar que o poder agora está nas mãos de jovens nacionalistas e neofascistas.


Ele declarou ainda que a região da Crimeia deve continuar fazendo parte da Ucrânia e também prometeu voltar a seu país quando tiver sua segurança garantida.

[SAIBAMAIS]Yanukovytch foi destituído pelo Parlamento após três meses de protestos em Kiev, desencadeados por sua súbita decisão de dar as costas a um acordo comercial com a União Europeia (UE) para estreitar seus vínculos com a Rússia.

"Continuo me considerando como o chefe legítimo do Estado ucraniano", afirmou Yanukovytch na quinta-feira, quando reapareceu na Rússia após cinco dias sumido.

Já a Ucrânia declarou nesta sexta-feira que pedirá à Rússia a extradição de seu ex-presidente, afirmou o ministério público em um comunicado.

"O procurador-geral da Ucrânia tem a intenção de pedir a extradição do cidadão Viktor Yanukovytch, procurado em nível internacional, se for confirmada sua presença na Rússia", informou o ministério, que abriu contra ele uma investigação por "assassinatos em massa"

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação