Mundo

Lançamento de misseis pela Coreia do Norte violou resoluções da ONU

O departamento de Defesa americano primeiramente afirmou que o lançamento foi legal, mas depois disse que tinham equivocado-se

Agência France-Presse
postado em 28/02/2014 15:59
Líder norte-coreano Kim Jong-Un. De acordo com o Pentágono americano, o lançamento de mísseis Scud pela Coreia do Norte violou resoluções da ONU que proíbem o país de disparar mísseis balísticos.
Washington - O lançamento de mísseis Scud pela Coreia do Norte violou resoluções da ONU que proíbem o país de disparar mísseis balísticos, informou o Pentágono nesta sexta-feira (28/2).

O departamento de Defesa primeiramente afirmou que o lançamento de quinta-feira (27/10) foi legal, mas depois disse que tinham equivocado-se."Ontem, eu afirmei erradamente que as resoluções permitiam a Coreia do Norte o lançamento de mísseis Scud de curto alcance", explicou o porta-voz do Pentágono, coronel Steven Warren, em comunicado.



As resoluções 1718 e 1874 do Conselho de Segurança da ONU proíbem o país de "lançar qualquer míssil balístico, incluindo mísseis Scud". Essas medidas foram adotadas por unanimidade pelo Conselho em 2006 e 2009, depois de Pyongyang realizar testes nucleares.

O lançamento de quatro mísseis de curto alcance da Costa Leste do país coincidiu com exercícios militares em conjunto entre Estados Unidos e Coreia do Sul. Analistas acreditam que pode ter sido uma retaliação por parte do Norte. O treinamento ocorre depois do primeiro reencontro em três anos de famílias das duas Coreias separadas pela guerra. O coronel Warren informou que os Estados Unidos vão monitorar de perto testes de mísseis, e convocou a Coreia do Norte a "recuar de ações que agravem a tensão e cumprir suas obrigações internacionais".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação