Mundo

Moody's confirma classificação 'Aaa' da Alemanha e aumenta sua perspectiva

Os riscos de ver a Alemanha obrigada a contribuir com um plano de resgate na zona do euro "diminuíram"

Agência France-Presse
postado em 28/02/2014 21:17

Washington - A agência de classificação Moody;s reafirmou nesta sexta-feira (28/2) sua confiança na solvência da Alemanha ao manter a nota ;Aaa; e aumentar de "negativa" a "estável" a perspectiva do país.

Os riscos de ver a Alemanha obrigada a contribuir com um plano de resgate na zona do euro, o que afetaria a sua economia, "diminuíram", considerou a agência em um comunicado.

A situação é atualmente menos preocupante na Espanha e na Itália, enquanto a União Europeia se dotou de mecanismos financeiros que permitiriam a seus membros mais ricos suportar um custo menor em caso de uma nova crise, disse.

Ao aumentar sua nota, a Moody;s informou que não prevê que, a médio prazo, possa privar a Alemanha de seu "triplo A", a nota de solvência máxima nos mercados financeiros.

Leia mais notícias em Mundo


A agência elogiou a "economia desenvolvida e diversificada" que a Alemanha exibe e sua "longa tradição" de medidas que garantem a estabilidade macroeconômica.


Em 2013, o Produto Interno Bruto da primeira economia da zona do euro cresceu 0,4%, graças a um forte superávit comercial. Berlim consolidou igualmente suas finanças públicas, o que se traduziu em orçamentos "quase equilibrados" em 2012 e 2013.

A agência de classificação norte-americana também subiu de "negativa" a "estável" a perspectiva de Luxemburgo e da Áustria, outros dois países da zona do euro que tem um "triplo A".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação