Jornal Correio Braziliense

Mundo

Dez mil manifestantes pró-Rússia fazem ato contra Kiev em Donetsk

Muitos manifestantes levavam bandeiras russas, e uma foi colocada na sede da administração regional de Donetsk durante o ato



"Estamos indignados com o que está acontecendo em Kiev. Não deixaremos os nacionalistas entrarem na nossa cidade", declarou à AFP Olexandre, um manifestante de 40 anos.

Originário da região, o presidente Viktor Yanukovytch foi deposto há uma semana pelo parlamento, após três meses de intensos confrontos no centro de Kiev, deixando 83 mortos em três dias, quando a situação se tornou mais crítica.

No centro de Sebastopol, porto da Crimeia que abriga a frota russa do mar Negro, cerca de 3.000 pessoas participaram de uma manifestação. "Sebastopol, Rússia", gritavam os participantes do ato, que empunhavam bandeiras russas.

"Não reconheço o presidente interino da Ucrânia, sou contra a ;ucranização; forçada. Sou cidadã soviética, quero viver em paz", declarou à AFP Tatiana Leonova, 55 anos.

"Yanukovytch é nosso presidente. Os ocidentais estão por trás de um golpe de Estado em Kiev", disse um outro manifestante, Vassili Tchaikin. "Sebastopol e a Crimeia devem pertencer à Rússia", afirmou Andrian Poteriakhin, 60 anos.