Mundo

Dez mil manifestantes pró-Rússia fazem ato contra Kiev em Donetsk

Muitos manifestantes levavam bandeiras russas, e uma foi colocada na sede da administração regional de Donetsk durante o ato

Agência France-Presse
postado em 01/03/2014 09:46
Panfletos chamando a uma

Donetsk
- Mais de 10.000 pessoas participaram de uma manifestação neste sábado (1;/3) em Donetsk, reduto do presidente deposto Viktor Yanukovytch, no leste da Ucrânia, contra as novas autoridades de Kiev.

Muitos manifestantes levavam bandeiras russas, e uma foi colocada na sede da administração regional de Donetsk durante o ato - constatou uma jornalista da AFP.

"Rússia! Rússia", gritavam os manifestantes ao ouvirem alguns líderes do movimento que subiram num palaque improvisado. Eles declaravam seu apoio "à aspiração da Crimeia de fazer parte da Rússia".

Nos últimos dias, alguns homens armados invadiram diversos aeroportos e prédios administrativos na Crimeia, península pró-russa do sul da Ucrânia. O novo governo de Kiev denuncia "uma invasão russa".

Panfletos chamando a uma "desobediência" ao poder de Kiev foram distribuídos durante a manifestação.


"Estamos indignados com o que está acontecendo em Kiev. Não deixaremos os nacionalistas entrarem na nossa cidade", declarou à AFP Olexandre, um manifestante de 40 anos.

Originário da região, o presidente Viktor Yanukovytch foi deposto há uma semana pelo parlamento, após três meses de intensos confrontos no centro de Kiev, deixando 83 mortos em três dias, quando a situação se tornou mais crítica.

No centro de Sebastopol, porto da Crimeia que abriga a frota russa do mar Negro, cerca de 3.000 pessoas participaram de uma manifestação. "Sebastopol, Rússia", gritavam os participantes do ato, que empunhavam bandeiras russas.

"Não reconheço o presidente interino da Ucrânia, sou contra a ;ucranização; forçada. Sou cidadã soviética, quero viver em paz", declarou à AFP Tatiana Leonova, 55 anos.

"Yanukovytch é nosso presidente. Os ocidentais estão por trás de um golpe de Estado em Kiev", disse um outro manifestante, Vassili Tchaikin. "Sebastopol e a Crimeia devem pertencer à Rússia", afirmou Andrian Poteriakhin, 60 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação