Mundo

Decisão do parlamento russo é uma ameaça para soberania da Ucrânia

Agência France-Presse
postado em 01/03/2014 16:11
Londres - O ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, disse neste sábado (01/3) que a decisão do Parlamento russo de autorizar "uma ação militar em território ucraniano", constitui "uma ameaça potencialmente grave para a soberania" do país. "Estou muito preocupado com a escalada das tensões na Ucrânia e a decisão do parlamento russo de autorizar uma ação militar no território ucraniano contra a vontade do governo ucraniano", disse William Hague em um comunicado.

Leia mais notícias em Mundo

"Esta ação é uma ameaça potencialmente grave para a soberania, a independência e a integridade territorial da Ucrânia", sustentou. "Condenamos qualquer ato de agressão contra a Ucrânia", acrescentou. "A demanda do presidente Putin ao Conselho da Federação" de obter o recurso do exército russo na Ucrânia levou Londres a "convocar o embaixador da Rússia para expressar nossa profunda preocupação", informou.

William Hague falou no sábado com seu homólogo russo, Serguei Lavrov, "para pedir medidas com o fim de acalmar esta perigosa situação", disse. "Falei também esta tarde com o ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, e entramos em acordo sobre a necessidade de uma ação diplomática internacional para resolver a crise". Hague viajará domingo a Kiev para se reunir com o novo governo ucraniano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação