Mundo

Exército ucraniano entra em estado de alerta por ameaça de intervenção

A situação piora na Crimeia, península no Sul da Ucrânia onde a maioria da população fala russo, palco de tensões separatistas

postado em 01/03/2014 18:40
A situação piora na Crimeia, península no Sul da Ucrânia onde a maioria da população fala russo, palco de tensões separatistas

O presidente interino ucraniano, Oleksandr Turchinov, anunciou neste sábado (1;/3) que o exército se encontra em estado de alerta, depois de o Parlamento russo autorizar ;um recurso às forças armadas no território da Ucrânia;. Segundo ele, está em vigor um plano de ação em caso de agressão. presidente interino discursou ao final de uma reunião do conselho de segurança e de defesa ucraniano. A situação piora na Crimeia, península no Sul da Ucrânia onde a maioria da população fala russo, palco de tensões separatistas.

Ao lado de Turchinov, em pronunciamento transmitido pela televisão, estava o primeiro-ministro Arseniy Iatseniuk, que afirmou ter falado com o colega russo, Dmitri Medvedev. No mesmo discurso, Turchinov afirmou ter decidido reforçar a proteção das centrais nucleares e dos locais estratégicos.

[SAIBAMAIS] O Conselho da Federação Russa aprovou hoje, por unanimidade, um pedido do presidente Vladimir Putin para autorizar ;o recurso às forças armadas russas no território da Ucrânia;. A decisão foi tomada horas depois da denúncia da Ucrânia de que a Rússia fez uma ;invasão armada; na Crimeia, onde está estacionada a frota da Rússia do Mar Negro.



Turchinov já pediu a Putin para "terminar imediatamente a agressão ostensiva e retirar os militares da Crimeia". Atendendo a um apelo do governo de Kiev, o Conselho de Segurança da Oraganização das Nações Unidas (ONU) deu já início à reunião para uma segunda rodada de discussões em 24 horas devido à escalada de tensão na Ucrânia.

Dezenas de homens mascarados e com uniforme, mas sem qualquer insígnia, permaneciam hoje próximos ao edifício do parlamento regional da Crimeia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação