Agência France-Presse
postado em 02/03/2014 15:32
Kiev - O comandante-em-chefe da Marinha da Ucrânia, almirante Denis Berezovski, anunciou neste domingo sua adesão às autoridades pró-Rússia da Crimeia, durante uma entrevista coletiva em Sebastopol, onde está ancorada a fronta russa no Mar Negro.[SAIBAMAIS]"Juro cumprir as ordens do comandante-em-chefe da República Autônoma da Crimeia", declarou Berezovski, a quem o presidente interino da Ucrânia, Olexandre Turchinov, havia designado na sexta-feira o comando da Marinha ucraniana.
Na mesma coletiva, o premier pró-Rússia da Crimeia, Sergui; Axionov, saudou o que chamou de "acontecimento histórico", e assinalou que o almirante Berezovski aceita se colocar "sob o comando das autoridades legítimas da península".
Leia mais notícias em Mundo
Kiev está perdendo o controle da Crimeia, uma república autônoma ucraniana de 27 mil quilômetros quadrados e 2 milhões de habitantes, a maioria de língua russa, e onde milhares de soldados não identificados bloqueavam hoje militares ucranianos em suas casernas.
A tensão nesta região, situada em uma península que separa o Mar Negro do Mar de Azov, aumentou desde a destituição, há 10 dias, do presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, um aliado de Moscou. A Rússia transferiu a península da Crimeia para a Ucrânia em 1954, quando as duas repúblicas faziam parte da União Soviética.