Mundo

Exército sírio retoma localidade próxima a reduto rebelde de Yabrud

Este é um dos redutos rebeldes mais importantes da província de Damasco, perto da fronteira com o Líbano

Agência France-Presse
postado em 03/03/2014 14:59
Damasco - O exército sírio retomou nesta segunda-feira (3/3) um localidade próxima a Yabrud, um dos redutos rebeldes mais importantes da província de Damasco, perto da fronteira com o Líbano, indicou a televisão oficial.

Leia mais notícias em Mundo


Já a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que o exército, com o apoio do Hezbollah libanês, avançava nesta localidade, mas que os violentos ataques prosseguiam entre as tropas leais e os rebeldes, liderados pela Frente al-Nosra, o braço oficial da Al-Qaeda na Síria.

[SAIBAMAIS]"O exército tomou o controle total da localidade de Al-Sahel, na região de Yabrud, depois de ter matado vários terroristas", segundo a televisão síria.

Al-Sahel, a seis quilômetros de Yabrud, é um reduto dos insurgentes contra os quais o exército do regime de Bashar al-Assad realiza uma ofensiva há três semanas.

A batalha de Yabrud, situada na região montanhosa de Qalamun e fronteiriça com o Líbano, é crucial para o Hezbollah, que acusa os rebeldes de preparar a partir desta localidade os atentados dos últimos meses contra os redutos de seu partido no Líbano.

Em abril de 2013, o Hezbollah, um partido xiita, reconheceu publicamente ter enviado combatentes à Síria, uma decisão que provocou a ira dos rebeldes sírios, em sua maioria sunitas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação