Mundo

Ex-magnata russo se oferece como mediador na crise da Ucrânia

A proposta de mediação de Khodorkovsky aconteceu em um contexto de intensificação da crise entre Ucrânia e Rússia, após as acusações de Kiev de que Moscou enviou tropas à Crimeia

Agência France-Presse
postado em 03/03/2014 16:31
Genebra - O ex-magnata do petróleo russo, Mikhail Khodorkovsky, que passou uma década em uma prisão da Rússia, se ofereceu nesta segunda-feira (3/3) para viajar à Ucrânia para tentar ajudar a resolver a crise entre Kiev e Moscou.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]"Declaro que estou pronto para viajar a qualquer lugar da Ucrânia em qualquer momento a convite de um responsável para ajudar a evitar um derramamento de sangue" nesse país, declarou Khodorkovsky em um comunicado.

Ele afirmou que acredita que "a presença de indivíduos independentes e conhecidos internacionalmente na Ucrânia poderia ajudar a prevenir o agravamento do conflito" nessa região.

Aos 50 anos, Khodorkovsky já foi o homem mais rico da Rússia e vive atualmente em um hotel de Zurique, depois de ser libertado em dezembro.

A proposta de mediação de Khodorkovsky aconteceu em um contexto de intensificação da crise entre Ucrânia e Rússia, após as acusações de Kiev de que Moscou enviou tropas à Crimeia, uma península estratégica no Mar Negro, povoada por uma maioria de pessoas que fala russo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação