Mundo

Alerta máximo no norte da Espanha por temporal com ondas de 17 metros

Os serviços de proteção civil e emergências do Ministério do Interior ativaram um "alerta por temporal marítimo na Galícia e região cantábrica"

Agência France-Presse
postado em 03/03/2014 16:53
Madri - O norte da Espanha estava nesta segunda-feira (3/3) em alerta máximo devido a um forte temporal com chuva e vento, especialmente violento na costa, com rajadas de até 130 km/h e ondas de mais de 17 metros, informaram as autoridades.

Astúrias foi colocada "em alerta máximo porque começou a maré cheia, acompanhada pela força do vento e o risco é mais alto até que baixe a maré", afirmou um porta-voz do governo regional às 17H30 GMT (14h30 de Brasília). "As ondas estão superando os 17 metros", acrescentou.

Leia mais notícias em Mundo

A força das ondas "levou outros 20 metros do dique do porto de Cudillero", que já tinha sido prejudicado durante um temporal anterior no começo de fevereiro, "e afundou duas pequenas embarcações que estavam no cais", declarou.

[SAIBAMAIS]Em outro ponto da região, um porto "ficou totalmente alagado", acrescentou.

Os serviços de proteção civil e emergências do Ministério do Interior ativaram um "alerta por temporal marítimo na Galícia e região cantábrica" destacando que os ventos nesta segunda-feira podem alcançar 130 km/hora.

O temporal devia afetar também o leste de Andaluzia, no sul do país, a região da Catalunha, no nordeste, os arquipélagos de Baleares, no Mediterrâneo, e Canárias, no Atlântico, e o enclave norte-africano de Melilla, informou em um comunicado.

No noroeste do país, o governo regional da Galícia decretou nesta segunda-feira o nível de alerta vermelho por "fenômenos meteorológicos adversos na costa", com ondas de mais de 10 metros.

As autoridades do País Basco ativaram o primeiro nível de alerta "devido às previsões meteorológicas relacionadas com o temporal de mar", segundo comunicado.

Os fortes ventos, que obrigavam a frota a permanecer amarrada e avançavam para o leste do país, deviam continuar na terça-feira, segundo a agência estatal de meteorologia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação