Mundo

Paquistão e Afeganistão comemoram autorização do uso do véu no futebol

Órgão formado pelas quatro federações britânicas e a Fifaa utorizou oficialmente o uso de véu ou turbante em partidas oficiais

Agência France-Presse
postado em 03/03/2014 17:04
Karachi - As federações de futebol do Paquistão e Afeganistão elogiaram nesta segunda-feira (3/3) a autorização do uso do véu, que, segundo estes órgãos, permitirá a mais meninas praticar o esporte em países muçulmanos.

O International Football Association Board, órgão formado pelas quatro federações britânicas e a Fifa e que define as regras do futebol, autorizou oficialmente, no último sábado, o uso de véu ou turbante em partidas oficiais.

Leia mais notícias em Mundo

"Trata-se de uma decisão muito boa para as jogadoras de países muçulmanos", declarou Saadia Shaikh, secretário-geral da Associação de Futebol Feminino da província de Sind, sul do Paquistão.

[SAIBAMAIS]"Isso permitirá a jogadoras das regiões mais remotas que participem de partidas, uma vez que seus pais as impedem de sair sem o véu", explicou Rukhsana Rashid, capitã de uma equipe feminina paquistanesa.

O ex-presidente Pervez Musharraf apoiou a criação, em 2005, de um campeonato nacional de futebol feminino no Paquistão. A entrada de homens nos estádios não é permitida nestas partidas sem a companhia de uma mulher.

O Paquistão tem 22 clubes femininos e 400 jogadoras federadas, em um país de 180 milhões de habitantes, mais apaixonados pelo críquete do que pelo futebol.

No Afeganistão, a federação também elogiou a decisão, "que mostra respeito a outras culturas e religiões".

"Se o véu não tivesse sido autorizado, isto seria um problema para as mulheres afegãs e do restante do mundo muçulmano", declarou à AFP Mohammad Yousuf, alto dirigente federativo.

Sob o poder do talibã, de 1996 a 2001, apenas os homens podiam jogar futebol, e o estádio nacional era usado para execuções públicas antes das partidas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação