Mundo

Começa nos EUA julgamento por terrorismo de genro de Bin Laden

O suspeito pode ser condenado à prisão perpétua se for considerado culpado. Supõe-se é um dos mais altos membros da Al-Qaeda a enfrentar a justiça dos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 03/03/2014 17:15
Nova York - O julgamento por terrorismo do genro de Osama Bin Laden e ex-porta-voz da Al-Qaeda, Suleiman Abu Ghaith, começou em Nova York nesta segunda-feira (3/3) em meio a condições extremas de segurança em torno do Palácio da justiça de Manhattan.

Suleiman Abu Ghaith é acusado de conspiração para assassinar cidadãos norte-americanos e apoiar organizações terroristas imediatamente depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, nos quais morreram cerca de 3.000 pessoas.

Leia mais notícias em Mundo

O suspeito, de 48 anos e originário do Kuwait, pode ser condenado à prisão perpétua se for considerado culpado. Supõe-se é um dos mais altos membros da Al-Qaeda a enfrentar a justiça dos Estados Unidos.

[SAIBAMAIS]Abu Ghaith foi conhecido por aparecer junto a Bin Laden e ao atual líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, em vídeos de propaganda da organização integrista islâmica em setembro de 2001.

Casado com Fátima, filha de Osama bin Laden, Abu Ghaith é acusado pelos promotores norte-americanos de trabalhar para a Al-Qaeda até 2002, quando fugiu para o Irã desde o Afeganistão, depois da invasão norte-americana a este país.

A promotoria o acusa também de cumplicidade na tentativa de derrubar um avião que ligava Paris e Miami, em dezembro de 2001, mas a defesa sustenta que não existem provas a respeito.

O acusado se declara inocente das três acusações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação