Mundo

Coreia do Norte rejeita proposta do Sul para novas reuniões de famílias

"Consideramos lamentável que o Norte não tenha aceitado nossa proposta de reunião sobre este tema em 12 de março", afirma um comunicado do ministério sul-coreano da Unificação

Agência France-Presse
postado em 06/03/2014 09:31
As duas Coreias organizaram no fim de fevereiro reencontros de vários dias para famílias separadas pela guerra da Coreia (1950-1953)

Seul
- A Coreia do Norte rejeitou nesta quinta-feira o pedido de Seul de retomar as negociações sobre as reuniões de famílias separadas pela guerra da Coreia, um novo sinal de tensão após uma leve melhora na península.

Pyongyang destacou a "ausência de atmosfera propícia para discussões sobre as reuniões de famílias", afirma um comunicado do ministério sul-coreano da Unificação, responsável pelas relações entre os países vizinhos.

"Consideramos lamentável que o Norte não tenha aceitado nossa proposta de reunião sobre este tema em 12 de março", completa a nota.

As duas Coreias organizaram no fim de fevereiro reencontros de vários dias para famílias separadas pela guerra da Coreia (1950-1953). O programa de cooperação estava suspenso há três anos.

[SAIBAMAIS]

Mas as manobras militares conjuntas de forças americanas e sul-coreanos provoca a irritação de Pyongyang todos os anos. A Coreia do Norte lançou nos últimos dias vários mísseis de curto alcance e efetuou disparos com um lança-foguetes.

Sem a assinatura de um tratado de paz ao fim da guerra da Coreia, os dois países seguem em guerra teoricamente. Qualquer comunicação entre habitantes dos dois lados da fronteira é impossível por telefone, correio ou internet (reservada apenas à elite na Coreia do Norte).



Quase 71.000 coreanos dos dois países, a maioria muito idosos, estão inscritos em listas de espera para participar nas reuniões, organizadas de maneira esporádica desde 2000. Apenas 200 são escolhidos por sorteio de cada vez.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação