Mundo

Estátua de filha do faraó Amenhotep III é descoberta em templo egípcio

Uma equipe de arqueólogos egípcios e europeus encontrou esta estátua de Iset durante obras de restauração no templo mortuário

Agência France-Presse
postado em 07/03/2014 14:06
Cairo - Uma estátua da filha do faraó Amenhotep III com o seu pai foi descoberta no Egito, em um templo de Luxor, anunciou nesta sexta-feira (7/3) o ministério das Antiguidades. Uma equipe de arqueólogos egípcios e europeus encontrou esta estátua de Iset durante obras de restauração no templo mortuário de Amenhotep III (XIV a.C), na margem oeste de Luxor, segundo um comunicado do ministro, Mohamed Ibrahim.

[SAIBAMAIS]Esta estátua, de 1,70 m, "que faz parte de uma escultura de 14 metros que representa Amenhotep III, foi esculpida em alabastro e se encontra na entrada (do santuário) de Naos", informou a chefe da equipe de arqueólogos, Hourig Sourouzian. Esta impressionante escultura representa o faraó da XVIII dinastia sentado em seu trono, com suas mãos nos joelhos. Sua filha está de pé entre suas pernas, usa uma peruca e carrega um colar em sua mão direita.



Trata-se da primeira representação da princesa sozinha com seu pai. Em outras esculturas ela aparece com sua família e irmãos, segundo Sourouzian.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação