Mundo

Exército Sírio Livre confirma nomeação de novo chefe militar

O general Bashir, que desertou do exército sírio para se juntar aos rebeldes que lutam no sul da Síria, foi nomeado em meados de fevereiro chefe do ESL, em substituição ao general Idriss

Agência France-Presse
postado em 08/03/2014 09:32
Beirute - O Exército Sírio Livre (ESL) confirmou a nomeação de seu novo chefe, o general Abdelilah al-Bashir, após a expulsão do general Salim Idriss. Em um comunicado emitido sexta-feira à noite, o ESL confirmou "a demissão de Idris e a nomeação de Bashir para chefiar o Conselho Militar Supremo (CMS)".

O general Bashir, que desertou do exército sírio para se juntar aos rebeldes que lutam no sul da Síria, foi nomeado em meados de fevereiro chefe do ESL, em substituição ao general Idriss. Mas este último, bem como vários comandantes rebeldes, recusaram essa decisão.

Leia mais notícias em Mundo


O general Idriss recorreu ao ministro da Defesa da oposição, Assaad Mustapha, que teria apoiado a sua substituição como chefe do CMS, considerando suas decisões "improvisadas e individuais".

Esta semana, o líder da coalizão de oposição, Ahmad Jarba, se reuniu com vários comandantes rebeldes, incluindo Idriss e Mustapha.

Durante os encontros, foi decidido que estes dois homens deixariam seus postos e que o general Idriss seria nomeado conselheiro para assuntos militares de Jarba.

O ESL foi a primeira coalizão rebelde formada durante a militarização da revolta na Síria, em uma tentativa de derrubar o regime de Bashar al-Assad. Desde então, tem sido marginalizado pela ascensão de grupos islâmicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação