Agência France-Presse
postado em 09/03/2014 20:19
Santiago - O vice-presidente americano, Joe Biden, acusou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de inventar conspirações sobre os Estados Unidos para distrair seu povo, em entrevista publicada neste domingo no jornal chileno "El Mercurio". "Maduro até agora tentou distrair seu povo dos temas mais importantes que estão em jogo na Venezuela, ao inventar conspirações totalmente falsas e extravagantes sobre os Estados Unidos", afirmou Biden.
Ele classificou de "alarmante" a situação política atual na Venezuela, varrida por uma onda de protestos contra o governo de Maduro. Até agora, pelo menos 20 pessoas morreram, centenas ficaram feridas, ou foram detidas, nas manifestações.
Leia mais notícias em Mundo
Biden lembrou que "o governo deve respeitar os direitos universais", acrescentando que enfrentar manifestações pacíficas com a força, demonizar os opositores e restringir a liberdade de imprensa "não está à altura dos padrões democráticos que definem a maioria do nosso hemisfério".
Em relação à crise na Venezuela, Joe Biden disse que "me lembra de épocas passadas, quando os caudilhos governavam com a violência e com a opressão".
O vice-presidente dos Estados Unidos chega neste domingo ao Chile. A Venezuela é tema prioritário da agenda.