Agência France-Presse
postado em 10/03/2014 10:52
Cidade Do Vaticano - O Papa Francisco viajará para a Coreia do Sul entre os dias 14 e 18 de agosto, para um encontro da juventude católica asiática e a beatificação dos "mártires da fé" coreanos do século XIX, anunciou nesta segunda-feira seu porta-voz, padre Federico Lombardi.
Esta será a primeira viagem do pontífice na Ásia, e seu terceiro deslocamento ao exterior, após sua visita ao Brasil em julho e à Terra Santa no próximo mês de maio.
Francisco visitará a Coreia do Sul por ocasião da 6; Jornada Asiática da Juventude, que acontece de 13 a 17 de agosto em Daejeon, a 150 km de Seul. Ele presidirá uma missão de beatificação de 124 mártires coreanos, mortos "pelo ódio à fé" entre 1791 e 1888.
Em um curto comunicado, a Santa Sé confirmou que o pontífice aceitou o "convite do presidente da República e dos bispos coreanos". Uma equipe foi ao país no final de fevereiro para inspecionar os diferentes locais, principalmente a praça Gwanghwamun em Seul, onde possivelmente acontecerá a beatificação.
Segundo o programa anunciado pela agência católica AsiaNews, o Papa também poderá celebrar no dia 18 de agosto uma missa dedicada à Coreia do Norte, a fim de pedir a reunificação da península. Esta atividade não foi confirmada pela Santa Sé.
A Coreia do Norte comunista lidera a lista de perseguição aos cristãos, segundo várias ONGs. Não há outras visitas programadas para esta viagem à Ásia. Francisco afirmou que deseja visitar o continente porque o seu predecessor Bento XVI não teve a oportunidade de viajar em seus oito anos de pontificado. A evangelização na Ásia é uma das prioridades desses dois Papas.