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Desaparecimento do avião da Malaysia é comparado ao da Air France

Entre as semelhanças está o fato de que o desaparecimento ocorreu sobre o mar e no momento em que a aeronave estava em viagem de ida

Agência France-Presse
postado em 10/03/2014 12:57
Paris - O desaparecimento do avião da companhia Malaysia Airlines apresenta semelhanças e diferenças com o acidente do voo AF447 da Air France que fazia o trajeto Rio de Janeiro-Paris, no Atlântico em junho de 2009.

As semelhanças

- Três dias após desaparecer dos radares, a aeronave ainda não foi localizada. Os destroços do Airbus A330 da Air France foram localizados em abril de 2011, quase dois anos após sua queda.

- Apenas algumas partes do avião, incluindo a cauda, foram recuperados uma semana depois do acidente.

- O desaparecimento ocorreu sobre o mar e no momento em que a aeronave estava em viagem de ida.

- O número de passageiros (239 passageiros, incluindo 12 tripulantes) é comparável ao do Air France (228 passageiros, 12 tripulantes).



- O Boeing 777-200, assim como o Airbus A330, é considerado uma aeronave muito confiável, com um grande número de exemplares em serviço e poucos acidentes.

- A tripulação não emitiu mensagem de socorro. Nada a estranhar, de acordo com especialistas em aviação, porque se os pilotos encontraram problemas técnicos, como foi o caso do Air France, se concentraram em encontrar soluções.

Em situações de emergência, enviar uma mensagem de socorro não é uma prioridade.

- A aeronave havia sido danificada anteriormente no solo e reparada. No caso do Air France, este evento não teve absolutamente nenhum papel no acidente.

[SAIBAMAIS]

As diferenças

- O AF447 havia deixado vestígios graças às mensagens automáticas ACARS (mensagens de anomalias, falhas ou desligamento do sistema). Vinte e quatro mensagens foram enviadas em quatro minutos. Por enquanto, a companhia Malaysia não informou o recebimento de tais sinais. Isso não significa, necessariamente, que não houve mensagens, segundo os especialistas.

- As duas aeronaves estavam em viagem de ida, mas no caso da Malaysia o desaparecimento ocorreu no início da viagem, o que sugere que o comandante estava, provavelmente, em seu posto. No caso do AF447, o comandante estava descansando. Ele voltou ao cockpit pouco antes do acidente.

- As condições meteorológicas não eram ruins, enquanto que o AF447 atravessou uma zona de turbulência significativa.

- O alerta foi dado rapidamente.

- O desaparecimento ocorreu em uma área muito mais frequentada. O AF447 desapareceu em uma área não coberta pelos radares, enquanto que a aeronave da Malaysia desapareceu em uma área que se presume ser bem coberta e, provavelmente, muito vigiada porque é compartilhada por diferentes nações.

- As águas são menos profundas. O avião da Air France submergiu 3.900 metros de profundidade.

- A área de busca é menos distante da costa dos países. No caso do voo Rio-Paris, esta distancia dificultou o trabalho de busca.

- O AF447 caiu em águas internacionais, os investigadores franceses foram os responsáveis pelas investigações. No caso do Malaysia, enquanto não descobrirem onde o avião caiu, não saberemos quais as autoridades competentes, se da Malásia ou do Vietnã.

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