Mundo

Rússia conversará com Irã sobre possível construção de nova central nuclear

Em fevereiro, o embaixador iraniano em Moscou havia anunciado que o Irã estava negociando com a Rússia a construção de um novo reator nuclear

Agência France-Presse
postado em 10/03/2014 15:29
Teerã - Um representante da Agência Federal Russa de Energia Atômica (Rosatom) viaja na terça-feira (11/3) ao Irã para conversar sobre um projeto de construção de uma segunda central nuclear em Bushehr, informou a Organização Iraniana de Energia Atômica.

"Nikolai Spasky, subdiretor da Rosatom, viaja amanhã a Teerã para falar sobre a construção de uma nova central nuclear", declarou o porta-voz da organização iraniana, Behruz Kamalvandi, citado pela agência oficial Irna. "É preciso ver como se desenvolvem as negociações", acrescentou.

Em meados de fevereiro, o embaixador iraniano em Moscou havia anunciado que o Irã estava negociando com a Rússia a construção de um novo reator nuclear em troca de petróleo, no âmbito de um vasto acordo comercial.



Mehdi Sanaei confirmou, assim, a existência de "negociações sobre um conjunto completo de questões econômicas, de bancárias a energéticas", que prevê "a entrega de petróleo iraniano na Rússia".

O embaixador informou que podem ser "várias centenas de milhares de barris diários" de petróleo extraído na República Islâmica e que um acordo pode ser assinado até agosto.

"O Irã pode consagrar uma parte dos fundos à construção por companhias russas de um segundo reator da central de Bushehr", havia indicado o diplomata.

A central de Bushehr, construída pela Rússia e que entrou em funcionamento em 2011, é atualmente a única instalação nuclear civil do Irã. As potências ocidentais suspeitam que a República Islâmica tenta fabricar uma bomba atômica.

No fim de novembro em Genebra, o Irã concluiu com o grupo 5%2b1 (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e Alemanha) um primeiro acordo de seis meses de congelamento de determinadas atividades nucleares em troca de um levantamento parcial das sanções.

No entanto, o presidente americano, Barack Obama, lançou uma advertência na semana passada às empresas que fazem negócios com o Irã enquanto um acordo definitivo não for alcançado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação