Mundo

Venezuela: Insulza propõe mediação da Igreja ou de países sul-americanos

"A Igreja pode ser (mediadora), ou outro organismo internacional. Não digo que tenha de ser a OEA (...). Que sejam outros, chanceleres da América do Sul, ou da América Latina" disse o secretário-geral da OEA

Agência France-Presse
postado em 10/03/2014 20:07
Secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza
Santiago - A Igreja Católica e chanceleres de países sul-americanos poderiam mediar uma solução da crise na Venezuela, sugeriu nesta segunda-feira (10/3) o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza.

Insulza, que está no Chile para a cerimônia de posse de Michelle Bachelet, assegurou que o fim dos protestos contra o governo venezuelano precisa passar pelo diálogo e pela mediação.

"A Igreja pode ser (mediadora), ou outro organismo internacional. Não digo que tenha de ser a OEA (...). Que sejam outros, chanceleres da América do Sul, ou da América Latina", explicou Insulza, em entrevista à emissora "CNN Chile".

Segundo o diplomata, o país vive uma "crise de confiança", na qual governo e oposição não se reconhecem como interlocutores válidos para chegar a acordos. Por isso, defendeu, é preciso mais tolerância de ambos os lados. Aproveitando o evento em Santiago, chanceleres dos países-membros da União Sul-Americana de Nações (Unasul) marcaram uma reunião na quarta (12/3) para tratar da situação na Venezuela.

O encontro ocorre quatros dias depois de a OEA, reunida a pedido do Panamá, aprovar uma declaração em "solidariedade" ao diálogo na Venezuela. Estados Unidos, Panamá e Canadá discordaram do texto, por não incluir garantias para a oposição em eventuais negociações.

As manifestações começaram há cerca de um mês em San Cristóbal e, rapidamente, espalharam-se por todo o país, protestando contra a insegurança, a inflação e a escassez de alimentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação