Agência France-Presse
postado em 12/03/2014 16:50
O secretário de Estado americano John Kerry, mediador do diálogo entre israelenses e palestinos, reconheceu nesta quarta-feira (12/3) que jamais viu tanta desconfiança entre ambos lados, e que um acordo é difícil, apesar de possível.As negociações de paz, que começaram em julho de 2013 depois de três anos suspensas, tem até abril para chegar a um acordo que inclua os assuntos mais delicados do conflito: as fronteiras, as colônias, a segurança, os refugiados e o reconhecimento de Jerusalém.
"Hoje não vou citar detalhes, mas posso dizer simplesmente que acredito que tenha havido progresso em alguns aspectos, apesar de evidentemente existirem abismos" entre as duas partes, declarou Kerry, diante de uma comissão da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.
"Penso também que as duas partes são sérias, que querem encontrar um caminho para avançar, mas há um nível de desconfiança entre eles que eu nunca havia visto", afirmou.
"Nenhum deles acredita que o outro é realmente sério. Nenhum acredita que o outro está disposto a tomar as decisões que deve tomar", explicou.
"Sigo pensando que é possível, mas difícil", concluiu.