Agência France-Presse
postado em 12/03/2014 17:19
O presidente Barack Obama expressou nesta quarta-feira (12/3) seu apoio à Ucrânia na crise com a Rússia, reiterando que a incursão de Moscou na região da Crimeia violou a lei internacional.
Obama recebeu na Casa Branca o primeiro-ministro ucraniano Arseniy Yatsenyuk, a quem garantiu que Washington apoia a integridade territorial da Ucrânia, além de alertar ao presidente russo Vladimir Putin sobre os custos de tomar um curso diferente sobre este conflito.
[SAIBAMAIS]Obama também disse esperar que a diplomacia evite um referendo na Crimeia. Já o premiê interino da Ucrânia garantiu que seu país jamais vai se render em sua luta para proteger a soberania da Ucrânia.
A Ucrânia "é e será parte do mundo ocidental", insistiu Yatseniuk, em sua primeira visita à Casa Branca. Em conferência em um think tank em Washington, após o encontro com Obama, o premiê destacou que o acordo com a União Europeia poderá ser assinado na próxima semana.
"Tenho certeza de que, na próxima semana, a Ucrânia assinará a parte política do acordo de associação e dará um passo muito forte e sólido para fazer da Ucrânia uma parte integral da União Europeia", declarou.