Mundo

Regime sírio acusa mediador Lakhdar Brahimi de 'extrapolar' seu papel

"As palavras de Lakhdar Brahimi sobre a eleição presidencial na Síria não se enquadra no âmbito da sua missão", afirmou o ministro da Informação

Agência France-Presse
postado em 14/03/2014 10:23
O regime de Damasco acusou nesta sexta-feira (14/3) o mediador internacional para a Síria, Lakhdar Brahimi, de ter "extrapolado" as suas funções ao criticar a próxima eleição presidencial no país em guerra.

"As palavras de Lakhdar Brahimi sobre a eleição presidencial na Síria não se enquadra no âmbito da sua missão. Ele não tem o poder de fazer tais declarações, e seu papel não é o de discutir questões de soberania em matéria de assuntos internos da Síria", afirmou o ministro da Informação, Omran al-Zohbi, citado pela televisão estatal.

Leia mais notícias em Mundo

"Brahimi deve cumprir o seu papel de mediador, deve ser honesto e imparcial. Suas observações extrapolaram a sua missão", acrescentou. Na quinta-feira, o mediador internacional advertiu que esta eleição, cuja data ainda não foi anunciada oficialmente, é a sentença de morte das negociações para uma solução ao conflito.

"Se houver uma eleição, suspeito que a oposição, toda a oposição, provavelmente não estará mais interessada em discutir com o governo", disse. O ministro sírio da Informação também acusou Brahimi de fazer o jogo da oposição e de seu aliado americano. As palavras do mediador "estão em harmonia com a língua da deleção da Coalizão da oposição (nas negociações de paz) em Genebra e com a política americana", insistiu. A saída do presidente Bashar al-Assad é uma das principais reivindicações da oposição, que luta para derruba-lo há três anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação