Mundo

Manipulação da Líbor: EUA abrem ação judicial contra bancos mundiais

Grandes bancos de todo o mundo podem estar envolvidos

Agência France-Presse
postado em 14/03/2014 16:20
A agência americana de garantia de depósitos bancários, a FDIC, abriu uma ação judicial contra grandes bancos mundiais, entre eles o Société Générale e o JP Morgan, pela manipulação da taxa interbancária Líbor, segundo um documento consultado neta sexta-feira (14/3).

Os bancos afetados são de distintos países: os americano JPMorgan, Citigroup e Bank of America, os suíços UBS e Credit Suisse, os britânicos HSBC, Royal Bank of Scotland, Lloyds e Barclays, o francês Société Générale, o alemão Deutsche Bank, o canadmenese Royal Bank of Canada, e o japonês Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ.


Taxa diretriz no mundo das finanças, a Líbor, fixada em Londres, tem incidência sobre uma cesta de produtos financeiros, entre eles empréstimos a consumidores e empresas.

Em sua ação, as autoridades reguladoras americanas acusam as grandes instituições financeiras de ter manipulado de forma combinada esta taxa em seu benefício próprio, e em detrimento de 38 bancos americanos de pequeno e médio porte.

Estes fatos causaram importantes perdas financeiras, segundo o processo. Alguns quebraram desde então, segundo a FDIC.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação