Mundo

"Dama branca" de Berlusconi investigada por levar cocaína em voos oficiais

Federica Gagliardi, 31 anos, foi detida no aeroporto de Roma, em um voo da Venezuela, com doze pacotes de cocaína em sua bagagem

postado em 14/03/2014 16:50
O tribunal de Nápoles (sul da Itália) indicou nesta sexta-feira (14/3) que investiga as missões oficiais e possíveis viagens à América Latina realizadas pela jovem italiana Federica Gagliardi, conhecida como a "dama branca" de Silvio Berlusconi, detida em Roma com 24 quilos de cocaína.

A jovem, de 31 anos, linda e loira, é conhecida na Itália por ter despertado há quatro anos muita curiosidade na imprensa italiana por ter acompanhado, vestida da cabeça aos pés de branco, Silvio Berlusconi, primeiro-ministro italiano, em uma reunião do G8 no Canadá, em junho de 2010.

A "dama de branco", como foi apelidada, foi detida no aeroporto de Roma, em um voo da Venezuela, com doze pacotes de cocaína em sua bagagem.

"Fui enganada", declarou a jovem às autoridades, que acompanhou durante quatro anos o primeiro-ministro em suas viagens, que incluíram passagens pelo Brasil e Panamá.



Os promotores Francesco Greco e Pierpaolo Filipelli abriram uma investigação para verificar o número de viagens de Gagliardi para a América Latina e seus respectivos contatos nesses países.

Para as autoridades, é possível que ela era responsável por manter contatos entre cartéis da América Latina e máfias italianas, aproveitando o fato de poder atravessar a fronteira com um passaporte "insuspeito".

"Uma ;mula; de alto nível que garantia a entrada da droga e a sua distribuição entre pessoas famosas", disseram fontes próximas à investigação.

Não se sabe quem era o beneficiário final dos 24 quilos de pó branco, no valor de vários milhões de euros, mas por ser uma quantidade significativa de droga suspeita-se que a Camorra, a máfia napolitana, esteja envolvida.

A mulher garante que não sabia o que carrageva em suas malas, mas a polícia garante que ela estava sendo seguida há vários meses por suspeita de tráfico de drogas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação