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Boeing desaparecido mudou de direção e altitude

Pentágono anunciou que um navio e um avião de vigilância americanos se dirigem para o Mar de Andaman e o Golfo de Bengala, no oceano Índico, possível local de queda do Boeing

O Boeing 777 da Malaysia Airlines desaparecido há uma semana mudou várias vezes de direção e altitude após perder contato com as torres de controle, revela nesta sexta-feira o jornal The New York Times, no momento em que um navio de busca americano segue para o Golfo de Bengala.

Segundo o jornal, que cita fontes ligadas à investigação, o avião que partiu de Kuala Lumpur com destino a Pequim subiu a 13.700 metros de altitude, muito acima do limite permitido para um Boeing 777.

Sinais de radar registrados pela Marinha da Malásia revelam que após atingir os 13.700 metros, o avião passou a descer de maneira irregular até a altitude de 7 mil metros, quando se encontrava na zona de Penang, uma ilha malaia muito povoada.

Em seguida, o Boeing - que seguia para sudoeste - recuperou altitude e mudou de curso para noroeste, em direção ao Oceano Índico.

Nesta sexta-feira, o Pentágono anunciou que um navio e um avião de vigilância americanos se dirigem para o Mar de Andaman e o Golfo de Bengala, no oceano Índico, possível local de queda do Boeing.

"A pedido da Malásia, o ;USS Kidd; está no norte do estreito de Malaca, no que chamamos de zona de busca ocidental", disse o coronel Steven Warren, porta-voz do Pentágono.

Um avião de vigilância P-8 Poseidon realizará as buscas numa área muito maior, na zona setentrional da baía de Bengala e no norte do Oceano Índico, explicou o oficial.

Um segundo destróier americano que participa na busca, o "USS Pinckney", se dirigirá à Cingapura para realizar operações de manutenção.

Segundo investigadores americanos citados pelo Wall Street Journal, o Boeing da Malaysia Airlines pode ter voado durante quatro horas após o último contato com a torre de controle.

A aeronave poderia ter viajado por centenas ou milhares de quilômetros depois do último contato com os controladores aéreos, à 01H30 de sábado (14H30 de Brasília, sexta-feira), uma hora depois de ter decolado de Kuala Lumpur.

O controle aéreo perdeu o contato com o avião entre a costa oriental da Malásia e o sul do Vietnã.

Os investigadores americanos, que pediram para não ser identificados, baseiam a hipótese nos dados transmitidos automaticamente pelos motores Rolls Royce, que equipavam o Boeing 777.

Assim, apesar da possibilidade de o sistema de rádio ser intencionalmente cortado a bordo, este sistema de transmissão automática poderia permitir revelar o mistério sobre o destino do avião.

"As autoridades americanas de combate ao terrorismo exploram a pista segundo a qual um piloto ou alguém a bordo pode ter desviado (o avião) para um destino secreto, depois de cortar intencionalmente os equipamentos de transmissão (emissor-receptor rádio), afirma o Wall Street Journal, que cita um investigador que trabalha no caso.

O avião poderia assim ter sido desviado ou sequestrado "com a intenção de ser utilizado mais tarde com outros objetivos", acrescenta o jornal.

A New Scientist também faz referência ao fato de que a Rolls Royce recebeu automaticamente duas séries de dados do voo MH370 (na decolagem e na fase de elevação) em seu centro de vigilância em tempo real de motores, situado em Derby, na Grã-Bretanha.

As buscas cobrem atualmente 27.000 milhas náuticas (quase 90.000 quilômetros quadrados, o que praticamente equivale à superfície de Portugal). Doze países, incluindo Estados Unidos, China e Japão, participam nas operações, com 42 navios e 39 aviões, além do uso de satélites.

Uma semana após o desaparecimento do voo MH370, o mistério aumenta a cada dia sobre o destino do avião e das 239 pessoas a bordo, de diversas nacionalidades, incluindo 153 chineses.