Mundo

Suprema Corte suspende execução de dois condenados por estupro em Nova Déli

A jovem morreu 13 dias após ser atacada entre seis homens

Agência France-Presse
postado em 15/03/2014 12:40
Nova Déli - A Suprema Corte indiana suspendeu neste sábado a pena de morte para dois dos quatro homens condenados pelo estupro coletivo de uma estudante em Nova Délhi, um ataque que chocou o país e levou a semanas de protestos.

O tribunal suspendeu a execução de dois homens, Mukesh Singh, de 27 anos, e Pawan Gupta, de 20, enquanto a apelação de sua sentença é apresentada, e pediu que as autoridades "comuniquem a ordem aos funcionários prisionais".

Os dois juízes do tribunal realizaram uma reunião de emergência neste sábado para ouvir a apelação pela suspensão da execução.

Os dois condenados apelaram à Suprema Corte depois que o Tribunal Superior confirmou nesta semana a pena de morte pronunciada em setembro de 2013 aos quatro homens condenados pelo estupro e assassinato da jovem de 23 anos.

A estudante de fisioterapia foi atacada sexualmente com uma barra de ferro depois de embarcar em um ônibus com o namorado na saída do cinema.

O namorado foi espancado e não conseguiu evitar que ela fosse estuprada dentro do ônibus por seis homens.

Os jovens foram, então, lançados nus e feridos para fora do ônibus em uma estrada.

Parentes dos dois condenados estavam presentes na Suprema Corte quando a decisão foi anunciada. O advogado de defesa, M.L. Sharma, afirmou à imprensa após a audiência que o caso contra seus clientes "é uma história falsa inventada pela polícia".

Ele declarou que os dois homens basearam sua apelação à Suprema Corte na alegação de que o Tribunal Superior "não analisou as evidências corretamente".

Sharma alegou que a polícia exagerou ao informar sobre as extensões dos ferimentos internos da jovem.

- Crime terrível -

O Tribunal Superior de Nova Délhi confirmou a sentença de morte dos quatro homens na quinta-feira, classificando o crime de terrível e informando que se enquadra na categoria de "caso extraordinário entre os extraordinários" que permitem execuções.

A Suprema Corte foi informada de que os outros dois homens condenados pelo ataque, Vinay Sharma e Akshai Thakur, não apelaram da decisão.

Um quinto suspeito foi encontrado morto em sua cela no ano passado, no que, segundo as autoridades, se tratou de um suicídio.



O sexto criminoso, menor de idade no momento do crime, cumpre pena de três anos de prisão em um instituto correcional.

A jovem morreu 13 dias após o ataque devido aos ferimentos sofridos, depois de ter sido levada a um hospital de Cingapura para receber um tratamento especializado.

Mas a vítima sobreviveu tempo suficiente para fornecer à polícia informações que contribuíram para a prisão dos criminosos. O julgamento foi realizado rapidamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação