Mundo

Ucrânia acusa a Rússia de invasão militar na divisa com a Crimeia

A Ucrânia 'se reserva o direito de recorrer a todos os meios necessários para deter a invasão militar russa'

Agência France-Presse
postado em 15/03/2014 15:33

Forças militares russas dirigem em uma estrada perto da cidade ucraniana de Dzhankoy
Kiev
- A Ucrânia acusou neste sábado (15/3) a Rússia de ter invadido militarmente seu território com a mobilização de 80 soldados, helicópteros e blindados em uma cidade situada na Ucrânia continental, perto da fronteira administrativa com a península da Crimeia.

A diplomacia ucraniana afirmou que "80 soldados russos" tomaram o controle da localidade de Strilkove, no limite da Crimeia, "com o apoio de quatro helicópteros e três veículos blindados de combate".


[SAIBAMAIS]"O ministério ucraniano das Relações Exteriores declara que é uma invasão militar russa e pede à Rússia a retirada imediata de suas forças militares do território da Ucrânia", afirma um comunicado.

A Ucrânia "se reserva o direito de recorrer a todos os meios necessários para deter a invasão militar russa".

Strilkove não é a primeira posição ocupada pelas forças russas fora da região da Crimeia. O posto de controle de Chongar, controlado por forças russas e milícias pró-Moscou, também fica um quilômetro ao norte da fronteira administrativa com a Crimeia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação