Mundo

Avanço militar russo na Ucrânia seria 'escalada ultrajante', dizem EUA

A Ucrânia acusou neste sábado a Rússia de ter invadido militarmente seu território com a mobilização de 80 soldados, helicópteros e blindados em uma cidade situada na Ucrânia continental, perto da fronteira com a Crimeia

Agência France-Presse
postado em 15/03/2014 15:38
Nova York - Qualquer novo movimento de tropas russas na Ucrânia seria uma "escalada ultrajante" na crise sobre a Crimeia, advertiu neste sábado Samantha Power, embaixadora dos Estados Unidos na ONU.

Power fez estas declarações a jornalistas ao ser consultada sobre uma acusação da Ucrânia de que as tropas russas teriam ocupado uma região do sudeste do país, vizinha da Crimeia.

[SAIBAMAIS]"Devemos estudar" estas informações, acrescentou, após uma votação do Conselho de Segurança sobre um projeto de resolução impulsionado pelos países ocidentais que denunciava o referendo de domingo na Crimeia, e que fracassou pelo veto da Rússia.



A Ucrânia acusou neste sábado a Rússia de ter invadido militarmente seu território com a mobilização de 80 soldados, helicópteros e blindados em uma cidade situada na Ucrânia continental, perto da fronteira administrativa com a península.

"O ministério ucraniano das Relações Exteriores declara que se trata de uma invasão militar russa e pede à Rússia a retirada imediata de suas forças militares do território da Ucrânia", disse em um comunicado.

A Ucrânia "se reserva o direito de recorrer a todos os meios necessários para deter a invasão militar russa", ressaltou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação