Agência France-Presse
postado em 15/03/2014 17:38
Damasco - Violentos combates eram registrados neste sábado (15/3) na cidade de Yabrud, um dos principais redutos rebeldes na província de Damasco, indicou à AFP uma fonte militar.O exército sírio entrou na véspera nesta cidade estratégica, ao norte da capital, apoiado pelo movimento xiita libanês Hezbollah, informou na sexta-feira outra fonte militar.
"Estão ocorrendo violentos combates dentro dos bairros do leste de Yabrud", indicou a fonte.
"Os 13 chefes rebeldes que dirigiam as operações morreram", afirmou esta mesma fonte, segundo a qual também há "um grande número de mortos entre os rebeldes".
A rede de televisão oficial síria transmitia imagens neste sábado a partir de uma colina que domina Yabrud e afirmava que "o exército sírio avançava na cidade".
"O exército intensifica seus ataques contra as bases dos terroristas (termo utilizado pelo regime para se referir aos rebeldes) com grande sucesso", comentou o enviado da televisão síria, fazendo alusão a "violentos combates entre o exército e grupos terroristas, entre eles tropas da Frente al-Nusra", braço da Al-Qaeda na Síria.
"Os grupos armados fugiram de Yabrud em direção à cidade de Rankus", acrescentou.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos também informou sobre combates sangrentos na entrada leste de Yabrud "entre rebeldes, por um lado, e o Hezbollah libanês, por outro, acompanhados de bombardeios intensos de helicópteros do regime".
"Há uma resistência feroz dos rebeldes, liderados pela Frente al-Nusra", acrescentou.
Segundo esta ONG, que conta com uma ampla rede de fontes civis, médicas e militares, helicópteros lançavam barris repletos de TNT na periferia leste da cidade, enquanto homens do Hezbollah enfrentavam os rebeldes em terra.
A batalha de Yabrud é crucial para o Hezbollah. O partido xiita libanês, que reconheceu oficialmente na primavera de 2013 seu envolvimento militar na Síria, quer bloquear qualquer infiltração rebelde no Líbano, sobretudo em direção à cidade sunita de Aarsal, no leste do país.
O Hezbollah está convencido de que os veículos utilizados nos atentados que atingiram seus bastiões no Líbano nos últimos meses são provenientes de Yabrud.