Mundo

Maduro propõe 'comissão de alto nível' para promover a paz com os EUA

Maduro afirmou que o objetivo é 'sentarmos frente a frente e falarmos de igual para igual a respeito da paz'

Agência France-Presse
postado em 15/03/2014 19:38
Caracas - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou, neste sábado (15/3), que proporá aos Estados Unidos a criação de uma "comissão de alto nível" para promover a paz e o respeito entre os países, após vários dias de trocas de farpas diplomáticas.

"Vou propor que uma comissão de alto nível seja estabelecida para a paz e o respeito à soberania de nossos povos onde esteja um alto representante do governo dos Estados Unidos, do governo venezuelano e uma alta delegação da Unasul", disse Maduro durante ato com militares no oeste de Caracas.

[SAIBAMAIS]O presidente designou o presidente da Assembleia Nacional e número dois de sua administração, Diosdado Cabello, para que inicie "contatos de alto nível" com Washington.


Maduro afirmou que o objetivo é "sentarmos frente a frente e falarmos de igual para igual a respeito da paz".

As tensões entre Caracas e Washington, que retiraram seus respectivos embaixadores em 2010, aumentaram nas últimas semanas, no marco das manifestações que sacodem a Venezuela há mais de um mês. Até agora, o saldo dos protestos é de 28 mortos, quase 400 feridos e 41 inquéritos abertos sobre violação de direitos humanos.

Desde 4 de fevereiro a Venezuela vive uma onda de manifestações contra a insegurança, a inflação de 56% anual, a escassez de produtos básicos, a repressão dos corpos policiais e a detenção de ativistas. Todos os dias ocorrem protestos, bloqueios de ruas e confrontos entre forças de ordem e manifestantes radicais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação