Mundo

Ucrânia pede envio urgente de observadores internacionais ao país

A tensão na Crimeia, sul da Ucrânia, onde as forças russas tomaram o controle, atingiu nos últimos dias também a região leste

Agência France-Presse
postado em 16/03/2014 11:37
Kiev - O primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk, pediu à Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) o envio urgente de observadores ao "leste e sul da Ucrânia", incluindo a Crimeia, que volta neste domingo sua adesão à Rússia.



"O mandato deve ser ampliado ao leste e ao sul da Ucrânia, incluindo a Crimeia", afirma Yatseniuk, segundo um comunicado do governo. "Espero que esta decisão seja votada durante uma reunião extraordinária da OSCE".

[SAIBAMAIS]Quase 50 observadores da organização com sede em Viena tentaram entrar na Crimeia há duas semanas para tentar reduzir a tensão na região autônoma, mas foram proibidos de entrar em várias ocasiões nos postos de controle na fronteira. A tensão na Crimeia, sul da Ucrânia, onde as forças russas tomaram o controle, atingiu nos últimos dias o leste do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação