Agência France-Presse
postado em 16/03/2014 12:24
Santiago - A presidente do Chile, Michelle Bachelet, que tomou posse na última semana, anunciou que seu filho mais velho, o cientista político Sebastián Dávalos, assumirá sem receber remuneração sete fundações sociais lideradas tradicionalmente pela figura da primeira-dama. Bachelet, de 62 anos, foi empossada na terça-feira para um novo período presidencial de quatro anos.Dávalos, de 35 anos e cientista político, trabalhou antes na Direção de Relações Internacionais da chancelaria chilena (Direcon).
"(Ele) só busca me acompanhar e demonstrar seu apoio", disse Bachelet, divorciada e mãe de três filhos, neste domingo em uma entrevista ao jornal El Mercurio de Santiago. Em sua administração anterior, este cargo foi assumido por uma de suas assessoras mais próximas, María Eugenia Hirmas.
Em maio do ano passado, Sebastián Dávalos começou a ser investigado pelo Serviço de Impostos Internos do Chile por suposta evasão fiscal, depois de comprar quatro veículos Lexus com sociedades que mantinha junto a sua esposa dedicadas à assessoria de empresas no Chile e na Ásia, dos quais supostamente fazia uso pessoal.
Os três filhos de Bachelet mantém a discrição e se esquivam da imprensa. Sua filha mais nova, Sofía Henríquez, estuda psicologia em Santiago, enquanto Francisca Dávalos trabalha como antropóloga em Buenos Aires.
Em dezembro de 2012, antes que Bachelet aceitasse ser candidata novamente, seu filho mais velho apareceu diante de sua casa, onde dezenas de jornalistas aguardavam, em um chamativo Lexus preto, avaliado em mais de 50.000 dólares. Após esta aparição, a imprensa começou a investigar suas atividades comerciais.