Agência France-Presse
postado em 16/03/2014 13:37
Bruxelas - A União Europeia (UE) condenou oficialmente o referendo deste domingo sobre a anexação da região autônoma ucraniana da Crimeia à Rússia, que chamou de "ilegal e ilegítimo", e anunciou que sanções serão definidas na segunda-feira.[SAIBAMAIS]"O referendo é ilegal e ilegítimo. O resultado não será reconhecido", afirmam os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão, Herman Van Rompuy e José Manuel Barroso, em um comunicado conjunto, no qual destacam que os ministros das Relações Exteriores se pronunciarão na segunda-feira sobre novas sanções.
Estados Unidos e UE devem anunciar na segunda-feira uma série de sanções, incluindo a proibição de vistos e o bloqueio de bens, em represália à consulta sobre a anexação da república autônoma da Crimeia à Federação Russa.
As sanções que são cogitadas pelos 28 países membros da UE afetariam de "25 a 30" personalidades da Ucrânia e da Rússia, "politicamente significativas", afirmaram fontes diplomáticas na sexta-feira em Bruxelas.
Estas sanções, que incluem o congelamento de bens e a proibição de vistos, afetariam "sete ucranianos", provavelmente autoridades políticas pró-Moscou da Crimeia, e alcançaria de "25 a 30" pessoas, segundo as mesmas fontes.