Agência France-Presse
postado em 16/03/2014 17:48
Baalbeck - Quatro pessoas morreram e sete ficaram feridas neste domingo (16/3) após um atentado com carro-bomba no leste do Líbano, perto da fronteira com a Síria, indicaram fontes de segurança.O ataque, feito na região de Bekaa, teve autoria reivindicada pelos jihadistas do Fronte al-Nosra no Líbano e por um grupo armado sunita pouco conhecido, Liwa Ahrar al-Sunna, que disseram reagir à conquista de uma cidade síria rebelde neste domingo pelo exército sírio.
O atentado matou dois membros do Hezbollah, entre eles um líder local, Abdel Rahman al-Qadi, e um casal que morreu em decorrência dos ferimentos após a explosão, informaram as fontes.
"Um atentado com carro-bomba matou quatro pessoas em Al Nabi Othman", um povoado próximo à fronteira com a Síria, indicou a fonte à AFP.
O Fronte al-Nosra no Líbano, que seria um braço do al-Nosra na Síria (facção oficial da Al-Qaeda), reivindicou a autoria do ataque pelo Twitter, descrevendo como "uma reação rápida à provocação do partido do Irã (ndlr: o Hezbollah) que roubou Yabrud".
O Liwa Ahrar al-Sunna já havia reivindicado o atentado também pelo Twitter, e o classificou de "vingança por Yabrud".
O Líbano está profundamente dividido sobre a questão síria, entre o Hezbollah xiita e seus aliados de um lado, apoiando o regime de Assad, e do outro lado a maioria sunita que apoia os rebeldes.