Mundo

Conservadores conquistam ampla vitória em eleições legislativas na Sérvia

O Partido Sérvio do Progresso (SNS), que lidera a coalizão, conquistou 156 das 250 cadeiras do Parlamento

Agência France-Presse
postado em 17/03/2014 09:09

Belgrado - Os conservadores pró-Europa do partido SNS, que governa a Sérvia, receberam 48,44% dos votos nas eleições legislativas antecipadas de domingo, segundo resultados parciais. O Partido Sérvio do Progresso (SNS), que lidera a coalizão, conquistaria assim 156 das 250 cadeiras do Parlamento, segundo os resultados divulgados pela Comissão Eleitoral Central após a apuração de 50,5% dos votos.

O Partido Socialista (SPS), atual aliado do SNS no governo, tem 14,05% dos votos (45 cadeiras). Na oposição, o Novo Partido Democrático (NDS) registra 5,86% dos votos e o Partido Democrático (DS) 5,46%.



Com os resultados, estes quatro partidos seriam os únicos presentes no futuro Parlamento sérvio. As eleições foram antecipadas em dois anos, a pedido do SNS, já que o mandato de quatro anos do atual Parlamento acabaria apenas em 2016.

Depois das intensas negociações de janeiro para a adesão à UE, o partido conservador desejava um controle legislativo mais claro para poder organizar as difíceis reformas econômicas na ex-república iugoslava, que enfrenta uma crise econômica há vários anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação