Agência France-Presse
postado em 17/03/2014 14:08
Washington - O presidente americano, Barack Obama, declarou nesta segunda-feira (17/3) ao líder palestino, Mahmud Abbas, que ele precisará correr riscos para alcançar a paz, em uma reunião na Casa Branca para tentar desbloquear as negociações com Israel.
Duas semanas depois de ter encorajado o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a tomar decisões difíceis, o presidente dos Estados Unidos afirmou que "chegou o momento para as duas partes (...) aproveitarem a ocasião" atual para alcançar a paz.
"É muito duro, muito árduo, precisará tomar decisões políticas difíceis e assumir riscos se quiser avançar", disse Obama ao comparecer perante a imprensa no Salão Oval da Casa Branca.
Obama se referiu ao seu convidado Abbas como alguém que "renunciou à violência, que buscou constantemente uma solução diplomática e pacífica que permita que dois Estados vivam um ao lado do outro com paz e segurança".
Este objetivo "é, evidentemente, difícil de alcançar, e é por isso que levamos décadas para chegar onde estamos", acrescentou o presidente americano.
Já o líder palestino disse a Obama que Israel pode mostrar sua seriedade nas negociações, atualmente congeladas, libertando o último grupo de prisioneiros para atender aos seus compromissos de julho de 2013.