Agência France-Presse
postado em 17/03/2014 15:09
Washington - A três dias do início da primavera, os moradores de Washington e de outros estados do leste dos Estados Unidos acordaram nesse segunda-feira (17/3) cercados de neve, que novamente forçou o fechamento de escolas e de escritórios do governo.
A nevasca "tardia e incomum", segundo meteorologistas americanos, afetou Washington, Maryland, Virgínia, Virgínia Ocidental, Delaware e Nova Jersey.
A neve chegou a 35 centímetros no condado de Rockingham, na Virgínia, enquanto na capital americana atingiu 15 centímetros, segundo o National Weather Service.
As escolas foram obrigadas a fechar, assim como escritórios do governo federal. Cerca de 550 voos foram cancelados, e 600 adiados, informou o site Flight Aware. Mas os transtornos não foram tão grandes quanto os do início de março, quando a neve forçou o cancelamento de 2.800 voos.
A neve continuava caindo na manhã dessa segunda, mas o volume deve diminuir durante o dia. E a temperatura vai aumentar no final da semana, segundo especialistas do Capital Weather Gang.
O clima tem atrapalhado a preparação para o início da temporada de beisebol, no final de março, e para o Festival das Cerejeiras, rituais que tradicionalmente dão boas-vindas às temperaturas mais amenas.
Também alterou os calendários acadêmicos: algumas escolas planejam usar feriados da primavera ou verão para recuperar as aulas perdidas durante o inverno.
Apesar dessa última nevasca ter afetado somente a Costa Leste, o inverno foi particularmente forte em todo o país, com várias tempestades de neves acompanhadas de temperaturas glaciais.