Agência France-Presse
postado em 17/03/2014 17:25
Beirute - Seis pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas nesta segunda-feira (17/3) na explosão de um carro-bomba na cidade de Homs, no centro da Síria, indicou uma ONG.
"Pelo menos seis pessoas morreram, incluindo mulheres e crianças" nesse ataque ao bairro de Zahraa, de maioria alauíta, indicou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH). Os alauítas são a comunidade religiosa do presidente sírio, Bashar al-Assad. A agência estatal Sana confirmou o atentado.
Homs tem sido cenário dos piores episódios de violência desde o início da onda de contestação contra Assad, em março de 2011. Apenas alguns bairros dessa cidade continuam sob o controle dos rebeldes. Sitiados há dois anos pelas forças do regime, os habitantes sofrem com bombardeios quase diários.
Mais ao norte, intensos combates foram registrados em Aleppo. Helicópteros jogaram barris de explosivos em um bairro da cidade controlada pelos rebeldes, segundo o OSDH. Pelo menos um homem morreu nos bombardeios, enquanto onze soldados foram mortos durante os combates.
Uma conhecida ativista contrária ao regime, Marcele Shehwaro, e uma de suas amigas foram detidas por um grupo armado rebelde, o Exército dos Mujahedines, e serão apresentadas a um tribunal islâmico por não terem usado o véu islâmico, indicaram militantes em Aleppo.
Na capital, Damasco, um morteiro atingiu a Praça dos Omíadas, no centro da cidade, matando um policial.