Mundo

Policiais que cuidaram de caso de Pistorius são ouvidos no tribunal

O julgamento deveria terminar na quinta-feira, mas deve ser estendido

Agência France-Presse
postado em 18/03/2014 10:49
Oscar Pistorius lê um livro durante um interrogatório de um fotógrafo da polícia

Pretoria -
No 12; dia do julgamento de Oscar Pistorius, nesta terça-feira (18/3), foi a vez da polícia ser interrogada como suspeita pelo advogado do campeão paralímpico. Responsável pelo caso desde 3 de março, Barry Roux, o advogado do atleta, atacou os policiais sul-africanos que atenderam a ocorrência da madrugada do dia 14 de fevereiro de 2013, quando Pistorius matou a namorada Reeva Steenkamp com quatro tiros.

[SAIBAMAIS]Nesta terça-feira, as atenções concentraram-se em Barend van Staden, um fotógrafo da polícia de Pretoria, responsável pelas imagens do crime, dos traços de sangue, da arma, dos impactos sobre as portas, objetos pessoais. Para a investigação, suas fotos foram armazenadas em pastas numeradas. Barry Roux tentou questionar cada foto. Nas telas de computador instaladas no tribunal, ele mostrou o bastão de críquete, manchado de sangue no chão, com o qual Oscar Pistorius arrombou a porta do banheiro após disparar várias vezes, pensando se tratar de um assaltante, de acordo com sua versão.



O advogado apontou para a possibilidade de o bastão ter sido mexido e passou, em seguida, a comparar o conteúdo das imagens feitas por um segundo investigador, ridicularizando toda a situação. Em sua demonstração da incompetência da polícia, que ele acusou novamente de ter "modificado gravemente a cena do crime", ele fingiu ignorar que algumas fotos mostravam luvas usadas pelos investigadores.

E preferiu perguntar: "Quem tocou no controle remoto? Quem mexeu no ventilador? E o CD que estava sob a cama? Vocês esvaziaram a mochila? Por que vocês não tiraram fotos? O que havia nela?". Durante este longo interrogatório entre o advogado e o investigador, Pistorius estava concentrado em uma leitura. O julgamento deveria, originalmente, terminar na quinta-feira, mas será, provavelmente, estendido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação