Agência France-Presse
postado em 18/03/2014 15:50
O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, cancelou a visita que deveria fazer na quarta-feira a Moscou para se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, e abordar a crise na Ucrânia, indicaram fontes europeias nesta terça.[SAIBAMAIS]"A missão foi cancelada porque os russos a tornaram pública", segundo essa fonte. Várias fontes europeias afirmaram que a visita deveria ter sido mantida confidencial, mas que o lado russo quebrou o acordo.
Leia mais notícias em Mundo
"A UE decidiu não realizar a visita nestas condições", explicou uma fonte, ressaltando que os objetivos eram "afirmar a rejeição à anexação" da Crimeia e "discutir uma desescalada e como evitar novas iniciativas desestabilizadoras".
"O presidente Van Rompuy não vai a Moscou amanhã. Ele estará em Bruxelas para preparar a cúpula europeia de quinta e sexta-feira", limitou-se a indicar seu entorno.
"Era importante que alguém falasse diretamente com Putin, e ninguém melhor para isso do que o presidente do Conselho", indicou uma outra fonte europeia.