Mundo

Kerry diz que qualquer incursão Rússia na Ucrânia seria gravíssima

Qualquer iniciativa de Moscou no sentido de entrar no leste da Ucrânia "seria tão grave como qualquer passo que eu consigo imaginar que um país possa tomar atualmente", declarou

Agência France-Presse
postado em 18/03/2014 17:05
Washington - O secretário de Estado americano, Jonh Kerry, alertou a Rússia nesta sexta-feira (18/3) para qualquer incursão militar na Ucrânia, e comparou o "fervor nacionalista" causado pela crise na Crimeia com o cenário anterior à Segunda Guerra Mundial.

Qualquer iniciativa de Moscou no sentido de entrar no leste da Ucrânia "seria tão grave como qualquer passo que eu consigo imaginar que um país possa tomar atualmente, principalmente por um país como a Rússia, onde existe tanta coisa em jogo", declarou.

[SAIBAMAIS]"Espero que não cheguemos a esse ponto", afirmou Kerry, diante de uma plateia de estudantes no Departamento de Estado, acrescentando que "seria um enorme desafio para a comunidade internacional, que iria requerer uma resposta à altura".

Leia mais notícias em Mundo

O chefe da diplomacia americana informou que não quer ficar sem alternativas de uma resposta a uma ação da Rússia contra a Ucrânia "até que possamos medir onde estamos", depois da anexação da Crimeia à Federação Russa.

"Já é ruim o suficiente que aumentem este fervor nacionalista, que pode se espalhar de maneira muito, muito perigosa", alertou.

"Precisamos voltar e estudar a História dos fatos que levaram à Primeira Guerra Mundial, e os sentimentos que foram liberados com esse tipo de fervor". "E, obviamente, há uma difícil história de acontecimentos como os da Tchecoslováquia em 1968, quando a razão alegada para invadir o país foi a de proteger sua população", disse.

"Vocês podem perguntar para os poloneses como eles se sentiram sendo ;protegidos; durante todos esses anos", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação