Mundo

ONU defende integridade territorial da Ucrânia mas não cita Rússia

Segundo seu porta-voz Stéphane Dujarric, a ONU "acompanha os acontecimentos com preocupação crescente"

Agência France-Presse
postado em 18/03/2014 17:25
A ONU manifestou nesta terça-feira (18/3)sua "crescente preocupação" com a Ucrânia e defendeu sua integridade territorial, sem condenar claramente, porém, a decisão do presidente russo, Vladimir Putin, de incorporar a Crimeia à Rússia.

Segundo seu porta-voz Stéphane Dujarric, a ONU "acompanha os acontecimentos com preocupação crescente - primeiro, a realização do referendo e, depois, as ações empreendidas no que diz respeito à anexação da Crimeia".

[SAIBAMAIS]O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, insistiu que "todas as partes devem agir em favor de uma solução que seja guiada pelos princípios da Carta da ONU, incluindo o respeito à unidade, à soberania e à integridade territorial da Ucrânia".

Leia mais notícias em Mundo

Ban "pede firmemente a todas as partes envolvidas que retomem um diálogo construtivo para resolver essa crise", acrescentou Dujarric.

O porta-voz reiterou que "não cabe ao secretário-geral reconhecer, ou não, os resultados" do referendo de domingo, que abriu as portas para a incorporação da Crimeia à Rússia.

"Os problemas de fronteiras são tratados de maneira bilateral entre os Estados", frisou. Nesta terça-feira, o presidente Putin assinou o tratado que torna a Crimeia parte integrante da Rússia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação