Mundo

Israel aprova construção de 186 casas em colônias de Jerusalém Oriental

O presidente palestino Mahmud Abbas condicionou o prosseguimento das negociações com Israel após o fim da colonização

Agência France-Presse
postado em 19/03/2014 07:57
Jerusalém - Israel aprovou nesta quarta-feira (19/3) a construção de 186 casas nas colônias de Jerusalém Oriental anexada, informou à AFP um conselheiro municipal da oposição. O conselheiro municipal Pepe Alalu, membro do partido Meretz (esquerda), 40 novas casas em Pisgat Zeev e 146 em Har Homa foram definitivamente aprovadas".

[SAIBAMAIS]O presidente palestino Mahmud Abbas condicionou o prosseguimento das negociações com Israel após abril ao fim da colonização O governo dos Estados Unidos deseja a continuidade das conversações após o prazo. "A decisão israelense é problemática do ponto de vista dos palestinos, mas também dos americanos e do conjunto da comunidade internacional", disse Alalu.



O porta-voz do movimento israelense contrário à colonização Paz Agora, Lior Amihai, lamentou a "triste decisão" da prefeitura de Jerusalém. No fim de fevereiro as autoridades de Jerusalém já haviam aprovado a construção de 558 casas (386 em Har Homa, 136 em Neve Yaakov e 36 em Pisgat Zeev).

Israel considera que o conjunto de Jerusalém é sua capital "eterna e indivisível", enquanto os palestinos desejam transformar Jerusalém Oriental, ocupada desde 1967, na capital de seu futuro Estado. Quase 200 mil israelenses vivem nas colônias de Jerusalém Oriental, ao lado de 300 mil palestinos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação